Por Redação com Ascom SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a intensificação das ações de combate às arboviroses e animais sinantrópicos (escorpiões, morcegos, barbeiros, entre outros), ao oferecer canais de comunicação para que a população relate possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de animais peçonhentos.
O Disque Denúncia permite que a população solicite inspeções em residências e denuncie imóveis fechados ou abandonados, que possam representar perigo para a saúde pública.
Por meio do serviço, é possível comunicar a presença de mosquitos, roedores, escorpiões, barbeiros e outros vetores de doenças, permitindo que a SMS atue de forma rápida e eficaz para eliminar focos de proliferação.
De acordo com Carmen Samico, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, o serviço é essencial para que a população contribua de forma ativa na prevenção de possíveis surtos de doenças.
“O Disque Denúncia pode ser utilizado tanto para solicitações em residências, em casos de problemas com mosquitos, roedores, escorpiões e barbeiros, quanto para denúncias de imóveis fechados, abandonados ou habitados que apresentem risco de proliferação de insetos transmissores de doenças”, explica.