Por Redação com Ascom SMS
A Secretaria de Saúde de Maceió identificou, nos bairros do Benedito Bentes e Serraria, três casos de meningite Meningocócica do tipo C em um intervalo de 90 dias. De acordo com os critérios técnicos do Ministério da Saúde, esse cenário se caracteriza como um surto e acende um alerta para a população, exigindo medidas imediatas para interromper a circulação da bactéria e evitar novos casos da doença.
Entre as medidas adotadas pela Vigilância Epidemiológica está a vacinação de bloqueio, que será realizada no próximo sábado (31), em diversos pontos próximos a esses locais onde houveram casos com mobilização das equipes de saúde.
Além de algumas localidades nos bairros citados, a vacinação contemplará áreas no raio de até 1 km ao redor desses locais onde os casos foram identificados, como Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, devido à circulação da população nessas regiões.
“A vacina contra a meningite C é indicada para pessoas a partir de três meses a 80 anos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde, mas gestantes e lactantes não devem receber a dose neste momento. A SMS reforça que nem toda a população dos bairros será vacinada, apenas as pessoas que residem nas áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica”, destaca Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió.