Por Redação com Estadão Conteúdo
A sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros, impostos pelo governo Donald Trump, virou combustível no discurso de petistas contra bolsonaristas, que responsabilizam o ex-presidente e o filho dele Eduardo Bolsonaro pela medida.
Do lado oposto, a oposição coloca a culpa no Supremo Tribunal Federal e no presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo tarifaço.
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) disse que o partido estuda formas de pedir a cassação do mandato de Eduardo, que está licenciado morando nos Estados Unidos, de onde diz mobilizar republicanos contra o que diz acreditar ser uma injustiça contra seu pai. Lindbergh também responsabilizou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que postou foto nas redes sociais com boné dos Estados Unidos nesta semana.
“Não tem dúvidas que teve a atuação do Eduardo e teve essa campanha que estão fazendo fora do País cotidianamente”, disse Lindbergh. “Os vira-latas da extrema direita têm que se explicar. O Tarcísio vai continuar com o boné do Trump? Quantos empregos vão ser perdidos em São Paulo? Qual o impacto disso na economia? É um tipo de decisão que o governo tem que reagir, o Itamaraty e o governo têm que encontrar formas de reagir”.