
Por Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da União, encerrando um processo que se arrastava há nove meses.
Marluce é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), e se torna a segunda mulher indicada por Lula ao STJ em seu atual mandato. A escolha foi feita a partir de uma lista tríplice formada por integrantes do Ministério Público: além de Marluce, concorriam Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre, e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF).
Com uma trajetória iniciada em 1986 no MP-AL, Marluce atuou como promotora de Justiça em diversas comarcas do interior alagoano e também em Maceió, passando por áreas como infância e juventude, execução penal e trânsito. Foi a primeira mulher a participar de um júri popular na capital. Em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora.