Maceió avança na saúde pública com inovação e inclusão

07/04/2025 16:59

Por Redação com Secom Maceió

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7), Maceió reforça os significativos avanços na saúde pública, que marcam a gestão do prefeito JHC. Desde 2021, a cidade investe em ações inovadoras que visam ampliar o acesso da população aos cuidados médicos e melhorar a qualidade dos atendimentos, com especial atenção às comunidades mais vulneráveis. A efetivação de políticas públicas transformou o cenário da saúde na capital alagoana, destacando a cidade como um exemplo de cuidado e inovação no Brasil.

Um dos principais marcos da gestão municipal foi a criação do Saúde da Gente, lançado em agosto de 2022. Pioneiro no Brasil, o programa itinerante executa atendimentos médicos para moradores de bairros de difícil acesso e famílias vulneráveis, com foco em áreas como saúde da mulher, do homem, infantil, mental e também o cuidado com os pets, por meio da frente de saúde animal.

As equipes do programa fazem visitas domiciliares, com o objetivo de garantir que ninguém fique de fora do cuidado médico. Foi executado mais de um milhão de atendimentos, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos maceioenses.

Outro avanço importante foi a implantação do Corujão da Saúde, iniciado em 2021, que oferece atendimentos médicos no período noturno. Com 24 unidades de saúde funcionando das 17h às 21h, o programa prestou mais de 400 mil atendimentos, oferecendo serviços como consultas médicas, vacinação, curativos e planejamento familiar.

A ampliação dos horários de funcionamento para o período noturno permite que muitas pessoas, que têm dificuldade de procurar atendimento durante o dia, possam ser atendidas fora do horário comercial, desafogando as unidades de saúde e proporcionando mais acessibilidade à população.

Além disso, a gestão do prefeito JHC efetivou o Remédio em Casa, que facilita a entrega de medicamentos e insumos para grupos prioritários, como idosos, pessoas com dificuldades de locomoção e crianças com patologias congênitas.

Desde a criação, em fevereiro de 2022, o programa concluiu mais de 10 mil entregas, beneficiando milhares de famílias e garantindo o acesso contínuo a medicamentos essenciais, incluindo fraldas descartáveis e outros insumos.

O atendimento em saúde digital também é uma inovação da gestão municipal. Em maio de 2023 começou a funcionar a primeira unidade de telessaúde no Parque dos Caetés, no Benedito Bentes.

Notícias Relacionadas