Empresa admite toxina em ração ligada à morte de cavalos em vários estados

23/07/2025 15:22

Por Redação

A empresa Nutratta Nutrição Animal reconheceu, em nota oficial divulgada nesta terça-feira (22), a possível presença da substância tóxica monocrotalina na ração fornecida a cavalos em diversas regiões do Brasil. O composto, oriundo de plantas do gênero Crotalaria, teria causado a morte de pelo menos 788 animais nos últimos quatro meses, além de deixar mais de 900 sob tratamento ou observação clínica. Os óbitos foram registrados em estados como Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Santa Catarina.

A Nutratta afirmou ter suspendido voluntariamente a comercialização da ração e adotado medidas emergenciais, como reforço nos controles laboratoriais e revisão de fornecedores.

O Ministério da Agricultura já havia determinado, em junho, o recolhimento dos produtos fabricados desde novembro de 2024, após análises confirmarem a presença da toxina. A pasta ressaltou que a evolução dos sintomas, que inclui desorientação e falência hepática, torna o diagnóstico difícil e agrava o impacto da contaminação.

Notícias Relacionadas