
Por Redação com Secom Maceió
O Olhar da Gente, programa lançado em maio deste ano pelo prefeito de Maceió, JHC, já realizou mais de 270 cirurgias na capital alagoana, oferecendo tratamento e transformando a vida de pacientes que aguardavam para realizar o procedimento para curar a catarata, maior causa de cegueira reversível do País.
Uma das pessoas atendidas pelo programa é Maria de Fátima Lima, de 68 anos. Ela conta que aguardou quatro anos pela cirurgia e já estava com a visão bastante comprometida.
“Eu estava desesperada porque já não estava enxergando quase nada, meu olho esquerdo, principalmente, estava bem comprometido. Fiquei aguardando quatro anos, cheguei a fazer consultas e exames com médicos particulares, tentei de tudo e não conseguia vaga para a cirurgia. Quando surgiu esse programa, eu fiz os exames e tudo que precisava pelo programa. Depois ligaram para marcar minha cirurgia e foi uma alegria só”, conta.
Os exames e agendamentos serão realizados em triagens organizadas em cada município e o paciente será direcionado para o Hospital da Cidade, onde realizará a cirurgia, aos sábados e domingos. A primeira triagem da segunda fase do programa acontece na segunda-feira (04) em Teotônio Vilela. A expectativa é que sejam feitas uma média de 300 cirurgias por fim de semana.
Em Maceió, isso é feito diretamente nas clínicas itinerantes do Saúde da Gente, que percorrem os bairros com permanência média de 15 dias em cada localidade. Moradores também podem se cadastrar no PAM Salgadinho e sair com a cirurgia agendada.