Por Redação com Folhapress
Apesar de ainda não ter entrado em vigor, a sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump já tem afetado setores e produtos brasileiros.
A medida está marcada para entrar em vigor em 1º de agosto. O governo Lula (PT) tem buscado caminhos de negociação, seja para reverter ou prorrogar a sobretaxa, entretanto, também se prepara para retaliar os EUA caso o conflito comercial continue ou escale.
Confira 5 produtos já afetados pelo tarifaço de Trump.
MANGA
As exportações de manga do Brasil para os EUA tiveram negociações suspensas nos últimos dias, segundo produtores.
PESCADOS
Na última terça-feira (15), o setor de pescados afirmou que vai suspender as exportações para os Estados Unidos dentro de uma semana devido à sobretaxa.
CARNE
Frigoríficos de Mato Grosso do Sul suspenderam a produção de carnes destinadas aos Estados Unidos após o anúncio da sobretaxa de Trump.
CAFÉ
Traders de commodities disseram na última terça que estão correndo para descarregar a maior quantidade possível de café brasileiro nos Estados Unidos antes que a sobretaxa de Trump entre em vigor.
AVIÕES
Um dia depois da sobretaxa ser anunciada, as ações da Embraer desabaram mais de 8%.
MÓVEIS E MADEIRA
Importadores pediram a produtores gaúchos que segurem os embarques, afirma Cleberton Ferri, diretor internacional do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário) Bento Gonçalves, que reúne em torno de 300 empresas.