
Por Redação com Ascom Maceió Saúde
O Hospital da Cidade, em Maceió, acaba de alcançar a marca de mais de 7 mil cirurgias oftalmológicas realizadas por meio do programa Olhar da Gente. Até dezembro do ano passado, haviam sido contabilizados 6.364 procedimentos. Do início deste ano até esta quinta-feira (19), já foram realizadas 951 novas cirurgias, sendo 767 em janeiro e 186 em fevereiro, elevando o total para 7.315 atendimentos que devolveram visão, autonomia e qualidade de vida a milhares de alagoanos.
Consolidado como uma das maiores iniciativas de acesso à cirurgia de catarata no estado, o programa já beneficiou moradores da capital e de pelo menos 20 municípios do interior. Além de Maceió, cidades como Porto Calvo, São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Rio Largo, Messias, Matriz de Camaragibe, Santana do Mundaú, Boca da Mata, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares estão entre as contempladas.
O diferencial do Olhar da Gente começa antes mesmo da cirurgia. Durante as triagens realizadas nos próprios municípios, os usuários passam por exames laboratoriais, eletrocardiograma e avaliação oftalmológica completa, garantindo que estejam aptos ao procedimento. Quem precisa operar já sai com a cirurgia agendada para a semana seguinte no Hospital da Cidade, considerado o mais moderno e equipado hospital público de Alagoas.
“Todo mundo que fez lá de onde a gente mora fala que está enxergando melhor. A gente se sente mais segura com esse cuidado”, contou Marlene Alves da Silva, moradora do do Povoado Rosadinho, em Ibateguara.