Por Redação com Metrópoles
O deputado estadual Capitão Martim (Republicanos-RS) iniciou, nessa quinta-feira (29/1), a caminhada “Acorda, Rio Grande. Acorda, Brasil!”, que percorre 200 km entre a capital do estado, Porto Alegre, e Torres, no litoral gaúcho, nos próximos cinco dias.
O movimento foi inspirado na “Caminhada pela liberdade”, do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que percorreu 255 km, de Paracatu a Brasília, na semana passada.
Em publicação no X, Martim informou que a iniciativa dá continuidade à mobilização realizada por Nikolas, da qual ele também foi participante, e que o objetivo é tirar o povo dessa “anestesia” diante de “todas essas irregularidades” que estão acontecendo no país.
Play Video
Acorda, Brasil!
Acorda, Rio Grande do Sul! pic.twitter.com/NsKXO7gEcH
— Capitão Martim (@CapitaoMartim) January 29, 2026
“Se esse sacrifício servir para acordar as pessoas, nós iremos fazer quantas vezes for necessário. Vocês perceberam, né? Um político caminhando incomodou muita gente. Então, acorda, Rio Grande do Sul!”, afirmou o deputado.
Nesta sexta-feira (30/1), o deputado iniciou o segundo dia de caminhada rumo ao destino final e agradeceu aos manifestantes que estão se organizando para aderir ao movimento.